O Prémio Infante Dom Henrique é a versão portuguesa de “The Duke of Edinburgh’s Award” fundado na Grã-Bretanha em 1956, pelo Duque de Edimburgo, seu presidente. Neste Prémio já participaram mais de nove milhões de jovens em 140 países. Em Portugal o Prémio foi fundado no Porto em 1988, por S.A.R., o Duque de Bragança que, para além de membro fundador é Presidente de Honra. Actualmente encontra-se em funcionamento de Norte a Sul do País, assim como na Ilha da Madeira. Enquanto o título do Prémio pode variar, a filosofia e os princípios básicos de funcionamento são os mesmos. O Prémio é um complemento à educação académica e os benefícios para os jovens são o reconhecimento pelas universidades e empresas, entre outros. Actualmente é considerado um dos bons investimentos na formação dos jovens ao acrescentar valor aos seus curriculum vitae. O Prémio é um programa nacional e internacional de desenvolvimento pessoal e social de actividades voluntárias e não competitivas que acrescenta valor ao cv dos jovens pela aquisição de novas competências. Assim, resulta numa iniciativa importante para enfrentar os desafios da vida profissional futura com qualidade. Dirigido a todos os jovens 14 dos aos 24 anos de idade, encoraja-os a desenvolverem-se como cidadãos activos, participativos, dando uma contribuição positiva à sociedade, e prepara-os com experiências de vida para ser capaz de marcar a diferença, em si próprios, nas suas comunidades e no mundo. Através do Prémio os jovens desenvolvem características essenciais em todo o seu percurso de vida: auto-confiança, auto-estima, responsabilidade, cidadania activa, liderança, trabalho em equipa, motivação, capacidade de comunicação e de aprendizagem. Actualmente este é um dos melhores programas de desenvolvimento pessoal e social para os jovens. O programa do Prémio consiste em quatro secções obrigatórias: - Serviço à Comunidade - aprender a prestar serviço útil aos outros (ex.: apoio a idosos, etc.) - Talentos pessoais - descobrem novos talentos ou adquirem experiência profissional (ex.: culinária, música, teatro, etc.) - Actividades desportivos - desenvolvimento físico e hábitos desportivos (ex.: ginástica, natação, judo, etc.) - Jornadas de aventura - teste à sobrevivência feita em grupo onde se destacam qualidades de liderança, etc. (expedições e explorações) - Projecto residencial - somente para o Ouro Ao participarem no programa do Prémio os jovens têm acesso a três a níveis de medalhas:
Atingir um prémio Infante D. Henrique Os jovens atingem um prémio se mostrarem persistência, compromisso e desenvolvimento pessoal durante um período específico de tempo. Cada actividade deve ser avaliada e completada com sucesso. O resultado é um programa líder para jovens, reconhecido por empresas e universidades.
ASSOCIAÇÃO DO PRÉMIO INFANTE D. HENRIQUE
INSTITUIÇÃO PARTICULAR DE SOLIDARIEDADE SOCIAL Rua Duques de Bragança, nº 5 – A • 1200 – 162 Lisboa Tel.: 213 430 498 – Tel./Fax.: 213 430 497
|