FUNDAÇÃO DOM MANUEL II
Fundação Dom Manuel II
Rua dos Duques de Bragança 10
1200-162 Lisboa
PORTUGAL
   

 
 
 Dom Manuel II
 
Dom Manuel II no exílio 
Dom Manuel II no exílio
 
 
 
Em 15 de Novembro de 1889 nasceu aquele que foi o último Rei de Portugal Dom Manuel II, filho do Rei D. Carlos e da Rainha Dona Amélia, sendo baptizado pelo cardeal-patriarca D. José Neto, em 18 de Dezembro de 1889.

Dom Manuel II tinha um especial gosto pelas artes, historia, música e literatura, como o herdeiro directo ao trono seria o seu irmão mais velho D. Luís Filipe, Dom Manuel II gostaria de ter tido uma carreira ao serviço da marinha o que não veio a acontecer devido ao assassinato do seu pai e seu irmão.
 
Com o funeral do Rei D. Carlos e do Príncipe D. Luís Filipe, assassinados em 1 de Fevereiro de 1908, Dom Manuel II torna-se o 35º Rei de Portugal, aos 18 anos de idade. Durante o seu curto reinado nunca chegou a casar-se e a 4 Outubro de 1910 foi feito um golpe militar. Dom Manuel II foi exilado em Gibraltar a 7 de Outubro do mesmo ano e mais tarde foi para Londres.
 
Em 4 de Setembro de 1913, Dom Manuel II casou com D. Augusta Vitoria pelo civil e mais tarde pelo religioso, cerimónia essa que foi presidida pelo antigo cardeal-patriarca de Lisboa D. José Neto, exilado em Sevilha.

A 2 de Julho de 1932 Dom Manuel II morreu em Londres devido a doença prolongada.
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
2015 © Fundação Dom Manuel II  *  Todos os direitos reservados