Agenda 2014

NOVEMBRO

15 -
Celebrações dos 500 anos do Foral de Vieira do Minho.
O Senhor Dom Duarte foi convidado, como representante do Rei Dom Manuel I, a participar na sessão solene na Câmara Municipal de Vieira do Minho. Estavam presentes, para além do Senhor Presidente da Câmara, Eng.º António Cardoso, as autoridades religiosas, militares e civis do Concelho.

O programa incluía, o desfile das Bandas Filarmónicas e a inauguração do monumento de homenagem aos Combatentes de Concelho que deram a vida pela Pátria no Ultramar, e também na I Guerra Mundial, e em todas as Batalhas em defesa de Portugal.
O Senhor General Presidente da Liga dos Combatentes e o Senhor Presidente da Câmara fizeram discursos de alto nível patriótico.

Na véspera, dia 14, tinha havido um jantar com os corpos sociais, recém eleitos da Real Associação de Braga.
O Senhor Dom Duarte aproveitou também para visitar alguns estabelecimentos comerciais onde adquiriu vários produtos de qualidade fabricados na região.




OUTUBRO

30 e 31 -
No dia 30 de Outubro o Senhor Duque de Bragança assistiu a um Congresso no Centro de Congressos do Estoril, evento que trouxe a Portugal mais de três centenas de líderes de empresas do segmento dos recursos marinhos com o objectivo de debater o futuro das indústrias de bio recursos marinhos, uma área cada vez mais importante dentro da economia azul.

A “BioMarine Business Convention” contou com o alto patrocínio do Presidente da República Portuguesa e do Príncipe Alberto II do Mónaco.

21 a 23 -
O Senhor Dom Duarte de Bragança participou no 10º Encontro de Fundações da CPLP, em Luanda, subordinado ao tema “Desenvolvimento Sustentável na CPLP: que metas após 2015?”,  como representante da Fundação Dom Manuel II, da qual é Presidente. O encontro foi organizado pelo Centro Português de Fundações com o apoio da Fundação Eduardo dos Santos, Fundação Agostinho Neto, Fundação Sagrada Esperança, Fundação Lwini e Fundação Sol.

Inserido neste programa, teve ainda oportunidade de visitar as instalações da CISA (Centro de Investigação em Saúde de Angola), tendo ficado bastante bem impressionados com o alto nível científico do trabalho ali realizado e pela dedicação de quem lá trabalha. O objectivo deste centro é controlar a presença de doenças contagiosas que afectam a população angolana, como a malária, dengue, sida, etc...



16 -
Os 25 anos da Real Associação do Porto foram comemorados com um jantar que contou com a presença do Casal Real e mais de 200 associados. (ler nos recortes de imprensa)

15 -
O Senhor Dom Duarte presudiu às comemorações dos 500 Anos do Foral de Felgueiras, acompanhado do Presidente da REal Associação do Porto, Dr. Jorge Leão. (ler nos recortes de imprensa)

03 a 05 -
O Senhor Duque de Bragança participou na Conferência Internacional organizada pela Associação Portuguesa das Casas Antigas "Heritage, use it or lose it! The cultural importance of heritage preservation, civic pride and quality of life" que se realizou no Palácio Porto Côvo, no dia 3 de Outubro.

SETEMBRO

24 e 25 - O 1º Congresso Internacional de Museologia Militar que teve lugar no Aquartelamento da Academia Militar na Amadora, nos dias 24 e 25 de Setembro, contou com o apoio da Fundação Dom Manuel II, representada por S.A.R., o Duque de Bragança, que participou neste Congresso, fazendo parte da Comissão de honra.  (http://www.museologiamilitar.pt)

13 -
Realizou-se o jantar de encerramento e entrega de prémios aos finalistas do Circuito de Golfe com 6 Torneios de Qualificação e uma Final que tiveram lugar nos Campos da Estela, de Ponte de Lima, de Vale Pisão, de Miramar, de Vidago e de Amarante. A Cerimónia contou com a presença de Dom Dinis, Duque do Porto e da Família Real.

10 -
Realizou-se, no dia 10 de Setembro, na Sala da Assembleia Municipal, no Edifício dos Paços do Concelho do Funchal, a cerimónia de entrega dos Prémios Infante Dom Henrique, com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo e do Senhor Duque de Bragança, que procedeu à entrega dos Prémios

07 -
O Presidente da Câmara Municipal de Aljustrel recebeu, no dia 7 de Setembro, Dom Duarte Pio, Duque de Bragança, no Edifício dos Paços do Concelho, por ocasião da sua entronização como confrade honorário da Confraria de Nossa Senhora do Castelo.


AGOSTO

07 a 12 -
A Família Real Portuguesa deslocou-se a Baucau a convite do Senado
e assistiu a abertura da reunião, por ocasião da qual o Príncipe Dom Afonso foi reconhecido como Liurai de Timor.
Presidida pelo Dr. Manuel Tilman, a reunião contou com a presença do ex-Presidente da República Prémio Nobel da Paz, Dr. José Ramos Horta e de numerosas personalidades nacionais.

No dia 12 o Dr. José Ramos Horta convidou a Família Real a visitar a monumental estátua do Papa S. João Paulo II, erguida no alto da colina onde ele celebrou uma Missa. É a maior estátua do mundo do Papa.
Nessa noite jantaram em casa do Dr. Ramos Horta.

A visita a Timor Leste iniciou-se no dia 7 de Agosto, com uma visita de cumprimentos a SE o Presidente da República, General Taur Matan Ruak.

No dia 11 teve lugar uma recepção oferecida pelos amigos Timorenses e Portugueses no jardim do Hotel Timor, em que participaram cerca de uma centena de pessoas.

Video: D Duarte Recepção em Baucau

Ler recortes de imprensa:



JULHO

30
- A Família Real visitou o Reino do Cambodja, começando pelos monumentais ruínas dos templos de Ankor What.

Na capital, Phnom Penh, visitaram Sua Majestade o Rei do Cambodja , Norodom Sihamoni, filho do Rei Norodom Sianuk.

O irmão do Rei Norodom Sianuk, Principe Norodom Sirivudh ofereceu um jantar na sua residência, onde estiveram também presentes vários membros da Família Real Cambodjana. Com a Família Real Portuguesa foram também convidados Isabel e Vasco Pereira Coutinho e o Dr Benjamin Steinbruk, (Presidente da Federação de Empresas do Estado de S Paulo) e Mulher .

Os convidados portugueses visitaram vários monumentos incluindo o Museu do Genocídio, situado numa das prisões onde os Kmers Vermelhos torturaram centenas de milhares de pessoas.

Após o derrube da Monarquia por um golpe militar, cerca de três milhões de pessoas morreram vítimas do genocídio organizado metodicamente pelo regime dos Khmer Vermelhos, que entre 1974 e 1976 instituíram uma república autenticamente marxista / leninista.

Foram finalmente derrubados pelo exército do Vietnam.

29 - Sua Majestade Norodom Sihamoni, o rei do Camboja, concedeu uma audiência a S.A.R. o Duque e S.A.R. a Duquesa de Bragança de Portugal, em 20 de Julho de 2014, às 11h00, no Khemarin Palace. Nesta ocasião, o duque de Bragança apresentou a Sua Majestade o Rei a decoração de "Grã Cruz da Ordem de Vila Viçosa", que é a decoração suprema da Família Real de Portugal. (vêr na página oficial de S.M. o rei Norodom Sihamoni)






24
S.A.R. a Princesa Maha Chacri Sirindorn recebeu no seu palácio a Família Real Portuguesa, tendo oferecido um jantar em sua honra com a presença de algumas personalidades Tailandesas, e do Dr Vasco Pereira Coutinho e sua Mulher.

No dia seguinte a Família Real foi recebida no historico edifício da Embaixada de Portugal, pelos senhores Embaixadores Dr Luis Barreira de Sousa e Mulher. O edifício é dos mais interessantes e antigos da cidade, começou por ser uma Feitoria Portuguesa.

Nessa tarde os visitantes foram também recebidos na Paróquia dedicada a Nossa Senhora da Conceição.
O pároco e muitos paroquianos, descendentes dos militares Portugueses que há quinhentos anos foram enviados para ajudar os Reis do Siao, receberam emocionados os Príncipes.

Depois da visita ao cemitério português e da Missa houve um jantar com especialidades tradicionais luso-Tailandesas, incluindo um excelente pão-de-ló.

A Princesa Maha, filha dos Reis da Tailândia, é muito popular devido a suas actividades na promoção das populações rurais e no combate aos problemas que afligem as mulheres e crianças. Está em segundo lugar na sucessão ao Rei, após o seu irmão.

03 a 5 - S.A.R. o Duque de Castro, chefe da Casa Real de Nápoles e das Duas Sicilias veio a Portugal com a sua Família a convite dos Senhores Duques de Bragança.

A visita dos Duques de Castro a Portugal incluiu uma visita a Família Real Portuguesa em Sintra, e outra a S.E. O Ministro dos Negócios Estrangeiros .
A caminho de Coimbra os visitantes deslocaram-se ao Santuário de Fátima para rezar a Virgem Maria e observar uma exposição de Relíquias dos Pastorinhos.
Em Coimbra a Família Real das Duas Sicilias participou nas cerimónia em homenagem à Rainha Santa Isabel.

Durante a Missa no Convento de Sta Clara a Senhora Duquesa de Castro recebeu a Ordem de Sta Isabel, concedida pela Senhora Duquesa de Bragança .

Por sua vez o Duque de Castro concedeu a Ordem Constantiniana de S. Jorge ao Príncipe Dom Afonso de Bragança.


JUNHO

25 -
S.A.R., o Senhor Duque de Bragança, esteve presente no almoço de dia 25 de Junho no Palácio Nacional de Sintra, a convite do Presidente da República Federal Alemã, o Senhor Joachim Gauck.

14 -
Os Duques de Bragança entregando a Cruz da Teologia do Corpo a Sua Santidade o Papa Francisco I, acompanhados pelo autor da magnífica obra escultórica.


(Ler nos recortes de imprensa)















04 -
A Sra Duquesa de Castro foi investida na Real Ordem de Sta Isabel, perante as pessoas que enchiam a igreja de Sta Clara, em Coimbra e que prestaram um caloroso acolhimento aos príncipes Portugueses e Napolitanos.

A viagem contou também com uma visita ao Santuário de Fatima. Após uma oração na Capelinha , a comitiva foi ao Hotel Fatima onde o Rev Pe. Maeiani e o Dr Carlos Evaristo mostraram algumas relíquias dos Pastorinhos e da Beata Rainha Maria Cristina de Nápoles. Essas relíquias estão expostas no museu situado no Castelo de Ourem.

Já no Estoril os Duques de Castro e os Duques de Bragança jantaram em casa da Sra D. Diana Polignac de Barros, tendo tido a ocasião de rever um grupo de amigos. Passaram também pela histórica fábrica Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, onde adquiriram numerosas belas peças lá fabricadas.


ABRIL

26 
FESTAS DE SÃO TELMO - O Senhor Dom Duarte acompanhou a procissão, sendo carinhosamente saudado pela numerosa população que participava nas cerimónias. A estátua do Santo saiu da igreja de Afurada, Gaia, e regressou à sua igreja Paroquial de Massarelos.
No fim da Sta. Missa foi entronizado na Confraria das Almas do Corpo Santo de Massarelos, como Confrade Honorário. Esta foi fundada no século XII, e teve como Grão-Mestre o Infante Dom Henrique, dedicando-se a Obras de Caridade.

21 a 27 
MADEIRA FILM FESTIVAL 

Com o Alto Patrocínio de S.A.R., o Duque de Bragança, realizou-se no Funchal, de 21 a 27 de Abril este Festival Internacional de Filmes que têm como tema ou como enquadramento a natureza. A maior parte de excelente qualidade, alguns de curta duração, têm, em geral, um ponto comum, que é de não terem uma grande divulgação internacional.
Os distribuidores preferem apostar nos filmes americanos de muita acção e violência do que nos filmes de qualidade ou que levem as pessoas a pensar.
"Os objectivos do Madeira Film Festival permanecem os mesmos: projectar filmes que realçam a natureza na sua força, beleza e plenitude, prestar homenagem à floresta da Laurissilva da Madeira e desafiar o público a transcender a sua mente, inteligência e sensibilidade através do poder da comunicação do audio-visual."

Logo a seguir à sua estadia na Madeira, o Senhor Dom Duarte deslocou-se à Cidade de Angra, Ilha Terceira, para participar na homenagem realizada pela população pelos 40 anos de vida sacerdotal do Padre Francisco Dolores (ver notícia)

O Seminário da Imaculada Conceição ficou completamente cheio durante a Santa Missa e esgotaram-se os 600 lugares do jantar em sua homenagem.
Este sacerdote desempenhou, para além da sua notável obra pastoral, uma grande participação em vários movimentos, tais como os escuteiros, os cursos de cristiandade, socorro às vítimas do terramoto de 1980, a ajuda aos emigrantes, etc. Assumidamente monárquico e associado da Real Associação, sempre primou por orientar os seus paroquianos no sentido da verdade e da justiça, em especial quando dirigia o jornal "A União", cuja publicação foi, infelizmente, suspensa por decisão da Diocese.

A nível de autoridades participaram nas comemorações a Junta de Freguesia e um vereador da Câmara Municipal.
O Senhor Dom Duarte teve ainda a ocasião de se encontrar, num almoço, com alguns responsáveis da Real Associação da Ilha Terceira."





MARÇO

25 - Missa de Acção de Graças pelo 18º aniversário de Dom Afonso, Principe da Beira, às 19h na Igreja da Encarnação, com a presença da Família Real.



  



20 -
Participação do Senhor Dom Duarte na Assembleia Geral da CONFAGRI (Confederação das Cooperativas Agrícolas e de Crédito), em Santarém.

19 -
S.A.R. esteve na apresentação e cocktail da 3ª edição do Madeira Film Festival que se realizou no Double Tree By Hilton – Fontana Park, onde foi anunciado oficialmente à imprensa ali presente que o Madeira Film Festival 2014 tem o alto patrocínio de S.A.R, o Duque de Bragança.

O Madeira Film Festival terá lugar entre os dias 21 a 27 de Abril.

No dia 19, dia de São José, e por ocasião do 1º aniversário da eleição do Papa Francisco, teve lugar uma recepção na Nunciatura Apostólica que contou também com a presença do Senhor Dom Duarte de Bragança.


14 - Os Senhores Duques de Bragança nas exéquias do Cardeal D. José da Cruz Policarpo, Patriarca emérito de Lisboa.




13 -
O Senhor Dom Duarte esteve presente na conferência dada pelo Embaixador da Ucrânia em Portugal sobre a situação política actual. A conferência realizou-se no Turf Club de Lisboa.

12 -
Participação de S.A.R. na inauguração da placa comemorativa da passagem de Cristóvão Colombo por Lisboa, junto ao Tejo, em Belém, ao lado do Hotel Altis.

07 -
O Senhor Dom Duarte participou ao final da manhã numa reunião de trabalho na Embaixada do Luxemburgo, tendo da parte da tarde estado presente na Assembleia Geral da Associação de Antigos Alunos do Colégio Militar.

06 -
Recepão na Embaixada da Líbia.



FEVEREIRO


21 - O Senhor Dom Duarte foi convidado para presidir a um jantar em sua honra no Clube Portuense. Esgotou-se a lotação disponível!

17 - Presença do Senhor Duque de Bragança na conferência de apresentação pública das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa.

08 - O Senhor Dom Duarte participa como convidado de honra no almoço/convívio no Hotel Imperial, em Aveiro, organizado pela a Real Associação da Beira Litoral, por ocasião da apresentação pública da mais recente pintura de Santa Joana Princesa adquirida pelo Museu de Aveiro.





A pintura terá sido produzida na Flandres entre o final do século XVII e o início do XVIII, eventualmente destinada à Casa Real Portuguesa, ficando num dos seus palácios em Lisboa. Integrou certamente a decoração do Palácio da Ajuda, pela mão e gosto da Rainha D. Maria Pia. Em 1910, aquando do exílio da família real, D. Maria Pia e D. Amélia encontram-se com D. Manuel II e partem de Mafra para o exílio, seguindo a Rainha viúva, conhecida por a Mãe dos Pobres ou o Anjo da Caridade, para a sua Itália natal. A pintura é deixada no Piemonte, no Palácio Stupinigi, até que, por herança, passa a pertencer ao Príncipe Amadeu de Sabóia que a vende em Leilão realizado recentemente em Turim.






10 - O Duque de Bragança participa na celebração dos 500 anos dos Forais de Ovar, onde foi comissário. Contou, entre outros, com a presença do Eng.º Salvador Malheiro – Presidente da Câmara Municipal de Ovar, do Vice-Presidente da Câmara Dr. Domingos Silva e do Prof. Álvaro Ribeiro.

Vídeo   Recortes de Imprensa






JANEIRO

25 -
O Duque de Bragança na fotografia durante a cerimónia de beatificação da Rainha Maria Christina de Savoia e Bourbon, na Basílica de Santa Chiara, em Nápoles.


(lapresse)
© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal