INÍCIO

Agenda 2013



DEZEMBRO

02 -
O Senhor Duque de Bragança participou no I.S.A.G., no Porto, num debate sobre "A Restauração da Independência, a Lusofonia e o Futuro", perante numerosa assistência.

O debate foi moderado pelo Dr João Luís de Sousa, Director do Instituto, e nele participou o Prof Dr António Vilar. A assistência participou também com interessantes perguntas.



NOVEMBRO

30 -
Teve lugar na bela sala da sede da associação A Voz do Operário o tradicional Jantar dos Conjurados, com a presença da Família Real e de cinco centenas de pessoas, com larga participação de jovens.

Antes do jantar o Senhor Dom Duarte leu a sua Mensagem aos Portugueses, começando por evocar o que nesse mesmo lugar fora proclamado pelo famoso militante monárquico e sindicalista Rolão Preto, no primeiro comício do PPM, em 1975.

Lembrou também que essa centenária associação fora apoiada por vários ministros da Monarquia e pelos próprios Dom Carlos e Dom Manuel II, como ficou testemunhado numa lápide ao alto da escadaria de entrada.

15 -O Senhor Duque de Bragança foi convidado para a inauguração oficial de um Call Center do Grupo Marktel, em Elvas, que vem permitir a criação de 200 novos postos de trabalho.

 




OUTUBRO


23 a 28 - Visita do Senhor Dom Duarte a SE o Presidente da República de Timor Leste, General Taur Matan Ruak , que lhe ofereceu vários presentes de grande significado simbólico.

O Senhor Dom Duarte viajou acompanhado do Dr. Eduardo da Costa Seixas e antes de Timor visitaram Macau, para a inauguração da "Feira Internacional de Macau".



Fotografias: Presidência da República de Timor Leste



10 -
O Senhor Dom Duarte participou nas solenes exéquias do Príncipe Frederico de Schwarzenberg, em Praga.

Assistiram representantes de muitas famílias tradicionais Checas, Húngaras e Austríacas.

Ele era Irmão do Príncipe Kari Schwartzenberg, que at foi durante vários anos Ministro dos Estrangeiros da República Checa.

O Senhor Dom Duarte ficou hospedado em casa do seu Primo o Conde Jan Dobrzensky, em Chotebor. Nesse palácio nascera a sua avó materna, a Condessa Elizabeth Dobrzensky. Após a queda do regime comunista o palácio e as suas terras foram devolvidas aos legítimos proprietários, que as cultivam com grande sucesso e restauraram o palácio. Todos os cidadãos checos e eslovacos vítimas dos confiscos feitos pelo governo comunista, viram as suas propriedades devolvidas.

Estes actos de justiça praticados pelos países da Europa Central deveriam servir de exemplo à república Portuguesa, que não devolveu as propriedades do Morgadio da Casa de Bragança, confiscadas à morte de SM o Rei Dom Manuel II ...

Nessa mesma ocasião a Senhora Dona Isabel, Duquesa de Bragança, foi a Pádua para assistir à tomada de posse do nove responsável do Santuário de Santo Antônio, o Arcebispo D. Giovanni Tonucci, a seu convite.




SETEMBRO

22 -
400 Anos da Dinastia Romanov

Com a presença do Senhor Dom Duarte, de vários membros da Família Imperial Russa e de várias Famílias Reais assim como de numerosas personalidades religiosas e civis, ucranianas e russas, tiveram lugar em Yalta, Ucrânia, no dia 22 de Setembro, várias cerimónias. A cerimónia religiosa foi celebrada numa antiga igreja frequentada pela Família Imperial, com a participação da Grã-duquesa Maria, Chefe da Casa Imperial e do seu filho, o Grão-Duque Georg da Rússia, seguida de um jantar no Palácio Livadia, perto de Yalta. Foi particularmente interessante a participação do Governo ucraniano e do Governo autónomo da Crimeia. Os convidados assistiram a um magnífico concerto tocado pela Banda dos Cadetes da Marinha que interpretaram vários hinos imperiais.


18 -
O Senhor Dom Duarte presidiu no Funchal à cerimónia de entrega do Prémio Infante D. Henrique (ver Recortes de Imprensa)


13 -
Teve lugar em Moura uma Tourada comemorativa dos 40 anos do Real Grupo de Forcados de Moura, com a presença da Família Real. Os Forcados dedicaram uma das pegas aos Senhores Infantes e outra aos Bombeiros de Portugal.

5 a 11 -
Os Duques de Bragança visitaram o Quebeque, Canada, na semana de 5 a 11 de Setembro. No dia 8 realizou-se um encontro com a Comunidade Portuguesa, organizado pelo Padre José Maria Cardoso, da Missão de Santa Cruz, no qual participou também o Cônsul-Geral de Portugal naquela cidade, Dr. Fernando Demée de Brito.

Ainda em Montreal assistiram ao Casamento do Príncipe Hadrien de Cruy, filho dos Príncipes belgas Olivier e Isabel de Crui, com Mlle Jacqueline Desmarais, neta do ex Primeiro Ministro do Quebec, Jean Chretien. Entre os convidados estavam a elite cultural e empresarial do Quebeque, antiga Província Francesa da Nouvelle France...



AGOSTO

30 - Visita à Cidade de Bragança, a convite do Sr Presidente da Câmara, para a inauguração das novas instalações da Câmara, e do Museu Militar. A população manifestou a sua estima pelo Senhor Duque de Braganca, queixando - se no entanto de que a" Família Ducal" passava muito tempo sem visitar o seu Ducado! Acompanhou-o o Sr Dr. Eduardo da Costa Seixas.

Visitou também a Cidade de Peso da Régua, a histórica vila de Salzedas e a extraordinária ponte fortificada de Ucanha, nos arredores de Lamego.




JULHO


28 - No âmbito das comemorações dos 65 anos da Liga para a Protecção da Natureza o Senhor Dom Duarte, que é socio da Liga desde os seus 18 anos, participou naCerimónia Solene que se realizou no museu Oceanográfico, no Portinho da Arrábida, a 28 de Julho.

7 -
Os Senhores Duques de Bragança assistiram à tomada de posse da Diocese de Lisboa por S.E.R. O Senhor D. Manuel Clemente, no dia 7 de Julho no Mosteiro dos Jerónimos.


6 -
Os senhores Duques de Braganca assistiram à Cerimónia da entrega do Prémio Internacional Terras sem Sombra que se realizou na Casa da Cultura na Herdade da Comporta em 6 de Julho. O prémio foi atribuido ao Biólogo Angolano Pedro Vaz Pinto pelo trabalho em prol da Salvaguarda da Biodiversidade.O cantor lírico Enzo Dara recebeu o Prémio na categoria "Música", pelas mãos da Infanta D. Pilar de Borbón.

3 -
Assistiu à cerimónia de atribuição do grau de Doutor Honoris Causa atribuido a S.E. A Embaixadora Karima Benyaich (Embaixadora do Reino de Marrocos em Portugal) no dia 3 de Julho na Reitoria da Universidade Nova de Lisboa.

JUNHO


A convite do conhecido empresário Senhor José Récio, o Senhor Dom Duarte visitou a Província do Cuando-Cubango, ficando hospedado no alojamento turístico que esse empresário criou num magnífico parque de vida selvagem e reserva de caça ,a meia hora de distancia da cidade de Menongue ( ex- Serpa Pinto ) , capital da província . Foi acompanhado pelo Senhor Dr Álvaro Roquette .

Teve vários encontros , formais e informais, com o Governador da Província, General Higino Carneiro, que o recebeu com grande hospitalidade .

Está a ser elaborado um Protocolo de Cooperação entre o Governo Provincial e a Fundação Dom Manuel II no campo do desenvolvimento rural , e no da preservação do património histórico luso-angolano.

Teve particular destaque nos meios de comunicação uma recepção organizada pelo Rei do Menongue, na sua residência oficial .

A Fundação Dom Manuel II, em colaboração com o Sr José Récio, ofereceu duas bolsas de estudo a dois dos filhos do Rei ,e o Duque de Bragança reconheceu-lhe o direito ao uso do título de " Dom " , conforme a antiga tradição da Casa Real Portuguesa em relação às Famílias Reais africanas e asiáticas com quem mantinha relações fraternas.

Em Luanda foi convidado para um jantar na Embaixada Portuguesa, onde se encontrou com personalidades angolanas e portuguesas, entre as quais se contava o antigo Primeiro Ministro Dr França van Dunem.

Visitou S.E. o Cardeal Nascimento, Emérito de Luanda, no Paço Episcopal, tendo-se encontrado nessa ocasião tambem com alguns dos actuais responsáveis da Igreja de Angola.


29 - Assistiram à Cerimónia de despedida de Sua Eminencia o Cardeal Patriarca D. José Policarpo, a 29 de Junho, no Mosteiro dos Jerónimos.

26 -
O Senhor Dom Duarte de Bragança assistiu aos debates organizados pela conferência Nobel Day que reuniu em Portugal um grupo de vários cientistas agraciados com o prémio Nobel.
O tema foi a importância do financiamento à investigação científica. Foi lembrada a conhecida afirmação do Primeiro Ministro de Singapura: "Queixam-se dos custos do ensino; seria bom que pensassem nos custos da ignorância!"


20 - Os Senhores Duques de Bragança estiveram em Madrid, onde assistiram à Missa comemorativa do centenário do nascimento do Conde de Barcelona. Estava presente toda a Família Real Espanhola, e Governo e pessoas que tinham tido relações de amizade com o Conde de Barcelona.

11 -
Visita à Escola Matilde Rosa Araújo, em São Domingos de Rana.

07, 08 e 09 -
A Família Real estará em Viana do Castelo para participar numa organização conjunta da Real Associação do Alto Minho e da Organização Empresarial.

06 -
O Senhor Dom Duarte é o orador convidado para o Clube dos Pensadores, no Porto.


MAIO

26 a 30 - Senhores Duques de Bragança participam no III Congresso dos Mares da Lusofonia que este ano se realiza no Rio de Janeiro.

05 -
Entregou os prémios do "London to Lisbon Classic Rally" organizado em conjunto pela "Classic Rally Association" e pela "Hero". Participaram mais de 60 automóveis clássicos e antigos provenientes de muitos países. Este importante Rally acontece de dois em dois anos e tem um grande impacto mediático, tendo sido a primeira vez que termina em Portugal.

Entregou os prémios do "London to Lisbon Classic Rally" organizado em conjunto pela "Classic Rally Association" e pela "Hero". Participaram mais de 60 automóveis clássicos e antigos provenientes de muitos países. Este importante Rally acontece de dois em dois anos e tem um grande impacto mediático, tendo sido a primeira vez que termina em Portugal.


FEVEREIRO

28 - Realizou-se a Assembleia Geral da CONFAGRI, em Santarém, a qual contou com a presença do Senhor Dom Duarte de Bragança.Aproveitando a sua deslocação a Santarém, o Senhor Duque de Bragança esteve reunido com o Presidente da Real Associação, o Senhor José Carlos Ramalho.

27 - A convite do Senhora Embaixadora da Suécia, a Senhora Carolin Fleetwood, os Senhores Duques de Bragança foram recebidos num jantar em sua casa.


25 - A Associação de Comerciantes e Industriais Luso-Chineses organizou um grande espectáculo cultural chinês, comemorativo do ano da Serpente, ao qual assistiu o Senhor Duque de Bragança.


24 - Os Senhores Duques de Bragança acompanharam a Procissão do Senhor dos Passos entre a Igreja de São Roque e a Igreja de Nossa Senhora da Graça, procissão esta que se realiza desde o ano de 1587 e que contou com a participação de centenas de fiéis.


19 - O Senhor Dom Duarte esteve na recepção oferecida pelo Embaixador da República Popular da China, o Senhor Huang Songfu, por ocasião das comemorações do Ano Novo Chinês.


16 - Assistiram ao lançamento do livro da Duquesa de Cadaval, a Princesa Diana de Orleães, no qual conta, de modo romanceado, a vida da Rainha Mafalda, mulher de Dom Afonso Henriques.


15 - O Senhor Duque de Bragança recebeu a nova direcção da Juventude Monárquica Portuguesa, nas pessoas do seu presidente, o Sr. Diogo Tomás, do Vice-Presidente, o Sr. João Embaixador, e do Secretário Sr. António Baião Pinto.

Nessa mesma noite, os Senhores Duques de Bragança jantaram na Embaixada da Hungria. Nessa ocasião, o Senhor Embaixador Norbert Konkoly entregou ao Arquiduque José de Habsburgo uma condecoração outorgada pelo Sr. Presidente da República da Hungria.



08 e 10 - O Senhor Dom Duarte esteve em Roma para participar nas cerimónias comemorativas dos 900 anos da Ordem de Malta.


04 - Os Senhores Duques de Bragança participaram no Congresso “Crescer e Vencer” e no jantar organizado pela Associação das Empresas Familiares, em Lisboa.


01 -No dia 1 de Fevereiro a Família Real participou na missa por alma de S.M., o Rei Dom Carlos e do Príncipe Luís Filipe que se realizou no Panteão de São Vicente de Fora.



JANEIRO


14 - O Senhor Dom Duarte assistiu à Conferência da Senhora Embaixadora do Reino de Marrocos que se realizou na Sociedade Histórica de Independência de Portugal.

08 - Participou, como conselheiro, na Assembleia Geral da Fundação Cultursintra, no Palácio da Regaleira.

05 -
O Senhor Duque de Bragança reuniu no Porto com a Direcção da Real Associação do Porto. Em Carapetos, Barcelos, assistiu às festas comemorativas do Dia de Reis.



© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal