INÍCIO

 

Agenda 2012


DEZEMBRO

15 - No dia 15 de Dezembro, proferiu uma conferência, em Coimbra, após o almoço realizado pela Real Associação de Coimbra, perante numerosos associados e outros simpatizantes.  

14 - No dia 14 de Dezembro participou em Lisboa na Assembleia Geral do I.D.P. e no jantar / debate que se lhe seguiu.

08 - Toda a Familia Real participou na Procissão e na Sta Missa em honra da Imaculada Conceição, Rainha de Portugal, em Vila Viçosa.

Estiveram presentes, expressamente do estrangeiro, o Príncipe de Loewenstein, o Arquiduque Michael de Habsburgo, o Príncipe Henri de Arenberg, o Príncipe Pierre de Arenberg e a Princesa Immaculata de Liechtenstein, alem de outros familiares da Casa Real.

07 - Durante a cerimónia de entrega dos Prémios Infante Dom Henrique que se realizou no dia 7 de Dezembro na St Dominics International School, o Senhor Duque de Bragança distinguiu vários jovens que se destacaram positivamente ao longo do ano.

01 - Como todos os anos, a Família Real assistiu às cerimónias oficiais comemorativas do Primeiro de Dezembro.

Como novidade, este ano houve um desfile de 60 bandas de música de todo o País, cujos músicos tocaram em perfeita harmonia os hinos do 1º Dezembro, da Restauração e a Portuguesa!


NOVEMBRO

30 -
A Família Real participou no Jantar dos Conjurados organizado pela Causa Real no dia 30 de Novembro. Esgotaram-se os mais de 600 lugares disponíveis, e os lucros foram entregues a Associação Vale de Accor, em Almada, que trata numerosas pessoas em recuperação da toxicodependência.


29 - O Senhor Dom Duarte presidiu à Assembleia Geral da Caixa Agrícola Mútua Terras de Viriato, em Viseu. Em seguida assistiu a uma conferência e ao lançamento do livro " Plano C", editado pelo IDP, no Hotel Grão Vasco.

28 - O Senhor Dom Duarte assistiu no Palácio das Galveias, Biblioteca Municipal de Lisboa, à apresentação do livro " Plano C ", obra escrita por uma equipe de especialistas associados ao IDP, apresentando soluções para a situação de impasse económico e politico a que se assiste em Portugal.

06 a 09 - Por ocasião do 9º Encontro das Fundações da CPLP, que se realizou em Cabo Verde, na Cidade do Mindelo e Ilha de Santo Antão de 6 a 9 de Novembro, o Senhor Duque de Bragança, participou representando a Fundação Dom Manuel II. Após o encerramento do Congresso, deslocou-se à Cidade da Praia onde visitou S.E., o Presidente da República de Cabo Verde.

No mesmo dia almoçou na Embaixada Portuguesa, tendo ocasião de conviver com personalidades culturais desse País.


OUTUBRO

30 -
O Maestro Sérgio Peixoto e o Coro de Surdos da Universidade Católica Portuguesa, apresentaram em primeira mão a SS.AA.RR., os Duques de Bragança, o Projecto "Cantar com as Mãos", que tem o alto patrocínio da Fundação Dom Manuel II.

Este projecto, iniciado em 2010, integra alunos surdos da licenciatura em Língua Gestual Portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica no Coro da Universidade. Para além de promover a integração na vida académica destes alunos, o projecto ambiciona demonstrar que a surdez não se trata de um impedimento no universo da música, muito menos no universo da arte. Com o objectivo de demonstrar a universalidade da música, no qual a linguagem musical e gestual ultrapassam fronteiras entre pessoas diferentes (ouvintes, não ouvintes), o projecto «Cantar com as Mãos» procura lutar por um mundo onde a igualdade de oportunidades seja uma premissa máxima.


12 a 13 -
No fim de semana de 12 e 13 de Outubro o Senhor Dom Duarte, visitou a cidade de Beja, assistindo à recriação do baptizado do Embaixador do Rei do Congo na Igreja de Santa Maria, concebida pelo director do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, José António Falcão, contando com a participação dos alunos e professores da Escola Dom Manuel I. No sábado à noite assistiu a várias apresentações e interpretações nessa escola no âmbito da “Festa Azul”, organizada pela Real Associação de Beja.


SETEMBRO

26 - Realizou-se no dia 26 de Setembro a entrega do Prémio Infante Dom Henrique no Salão Nobre da Câmara Municipal do Funchal onde o Senhor Dom Duarte , entregou medalhas a 50 jovens.

No dia seguinte teve lugar um jantar de convívio com os associados da Real Associação da Madeira. Durante a estadia, o Senhor Dom Duarte visitou uma instituição caritativa apoiada pela Casa Real da Suécia, visitou a Igreja do Monte onde se encontra o túmulo do bem-aventurado Imperador Carlos da Áustria e teve encontros particulares com várias personalidades locais.

17 - S.A.R., o Senhor Duque de Bragança esteve em Barcelona, convidado por El Círculo del Liceo, para apresentar o livro "Estoril, los años dorados". (Ler notícia)

06 - No dia 6 de Setembro a Real Associação de Nova Jersey organizou um jantar no Restaurante português “Casa Seabra” com a participação de SS.AA.RR., os Duques de Bragança, fomentando o convívio com a comunidade portuguesa. Após esta visita a Neva Jersey, os Senhores Duques de Bragança estiveram em Washington onde estabeleceram vários contactos e assistiram a um casamento de um familiar.

05 -
S.A.R., o Senhor Duque de Bragança presidiu à festa de encerramento do ano lectivo da Oporto British School.

01 - Cabeço de Vide contou com a presença dos Senhores Duques de Bragança quando comemorava 500 de Foral novo de Dom Manuel I.




JUNHO

24 - S.A.R., o Senhor Dom Duarte, esteve presente na cerimónia da Dedicação da Igreja da Atouguia, na Freguesia e Concelho da Calheta, na Madeira





Créditos: Presidência do Governo Regional da Madeira

7 -
Os Senhores Duques de Bragança participaram no Jantar de Gala da entrega dos Prémios Bernadotte Art Awards 2012, em Estocolmo.

Ver recortes de imprensa:

30º Aniversário - Marianne & Sigvard Bernadotte Arts Fund (Marianne & Sigvard Bernadottes Konstnärsfond)

5 - O mercado solidário Giríssima.com que teve lugar no Hotel Fontecruz e reverteu a favor do Banco do Bébé contou com a presença de S.A.R., a Duquesa de Bragança.

Ver recortes de imprensa:
D. Isabel de Bragança promove ''Mercado Solidário''

1 a 3 - S.A.R., o Senhor Dom Duarte, integrou a comitiva portuguesa da Confederação Nacional das Associações da Família que esteve em Milão num encontro com o Papa Bento XVI.



MAIO

31 - S.A.R., a Duquesa de Bragança participou como Patrona no Evento Final da 2ª edição do projecto Energia com Vida, Escolas Solidárias EDP Gás que distinguiu as 10 escolas com os projectos mais bem sucedidos, que decorreu no Porto.
 
16 -
S.A.R., o Senhor Dom Duarte de Bragança, Presidente da Fundação Dom Manuel II, esteve presente no lançamento do livro da autoria do Prof. Doutor Fernando Amaro Monteiro no Salão Nobre da Sociedade Histórica da Independência de Portugal.

Ver recortes de imprensa:

- ''D. Manuel II e D. Amélia- Cartas Inéditas do Exílio'', editado pela Editorial Estampa"


12 - S.A.R., o Duque de Bragança participou como convidado de honra nas comemorações dos 500 anos do Foral Novo de Montalvão.



ABRIL
 
29 - Participou e discursou no encerramento das Jornadas do Instituto da Democracia Portuguesa no Algarve o Senhor Dom Duarte de Bragança, em que os temas abordados e debatidos foram, entre outros, "o mar e seus recursos no Algarve", "vias de comunicação e transportes" e "o património arqueológico e arquitectónico no Algarve e o Turismo".

- S.A.R., o Duque de Bragança visitou a Feira Ovibeja.


FEVEREIRO
 
20 - Por ocasião da sua recente visita a Timor Leste, S.A.R., o Duque de Bragança, foi recebido pelo Presidente do Parlamento Nacional, Dr. Fernando La Sama Araújo, que lhe entregou oficialmente os documentos pelos quais o Parlamento lhe concede a nacionalidade timorense, incluindo um passaporte.

Posteriormente, a Srª Ministra dos Negócios Estrangeiros entregou a S.A.R. um passaporte diplomático.

Mais tarde, e na presença dos embaixadores de Portugal e do Brasil, S.E. o Presidente da República Timorense condecorou S.A.R. com a Ordem de Timor, referindo os inestimáveis serviços prestados ao Povo e à Nação Timorense durante largos anos como sendo o motivo para essa distinção.

O Senhor Dom Duarte retribuiu agraciando-o com a Grã-Cruz da Ordem da Imaculada Conceição de Vila Viçosa.


Ver recortes de imprensa:

- Vídeo

- "Duque de Bragança visita Timor Leste"

- "Duque de Bragança é cidadão Timorense"

  ""SAR D. Duarte Pio já é cidadão de Timor"

- Duque de Bragança Cidadão Timorense


- "Atribuição da Nacionalidade a S.A.R. Dom Duarte de Bragança por Altos e Relevantes Serviços Prestados a Timor-Leste e ao seu Povo"


S.E., o Presidente Dr José Ramos Horta condecora S.A.R., o Duque de Bragança com a Ordem de Timor.



© Casa Real Portuguesa 1998-2015
w3c
Aviso Legal